sábado, 19 de abril de 2008

Pessoa ou seres humanos ?

Pessoas ou seres humanos ?

As pessoas em sociedade crescem porque é em contacto com outras pessoas que aprendemos, trocamos experiências, partilhamos momentos de vida, erros, entre tantas outras coisas.
Mas a noção de pessoa é muito maior que a noção de ser humano .
A pessoa é um ser moral e insubestituivel é digno, livre, responsável e vive numa comunidade moral, contacto com outras pessoas, como já havia referido.
Mas será que poderemos considerar uma pessoa, aquela que usa todos os meios para alcansar os seus fins sem se preocupar com quem pode passar por cima, será pessoa aquela que se vende por dinheiro, ou então simplemsnte se interessa por futilidades e em ter tudo e nem se preocupa que por exemplo em África há crianças a morrer de fome ou com doenças.
No Mundo em que vivemos, de tantos contrastes em que os ricos estão cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, será que poderemos considerar estes seres humanos, que não se preocupam com ningém (só com o Mundo deles) , pessoas ?
Na minha openião, está claro que não . Se uma pessoa é livre, digna, responsável, insubstituivel e aprende com os outros, como pode apenas olhar para si mesmo e não se preocupar com o que passa á sua volta ?
Será que não têm consciência? Aquela voz do interior que nos diz “Faz isto! “ ou “Não faças isto ! “ que nos martiriza se agimos mal ou então nos deixa de consciência tranquila porque estamos a agir bem.
Será que não lhes pesa a consciência quando vêm os outros mal ? Não seria um Mundo melhor se só em vez de nos preocuparmos com o que nos rodeia, com o nosso “cantinho” ajudarmo-nos uns aos outros ?
Dando um exemplo simples, de uma pessoa estremamente rica que pode ter uma colecção de carros de topo de Gama uma casa enorme em Portugal e uma de férias nas Caraibas e que só se preocupa com futilidades, talvez se deixasse de olhar para si mesmo e olhasse á sua volta via que há pessoas com fome, crianças que gostariam de andar na escola e que talvez com um simples gesto poderia mudar a vida de muita gente.
Mas não só as pessoas mais ricas devem contribuir todos nós devemos contribuir para melhorar a vida de todos.
Claro que todos nós temos direito a errar ninguém é perfeito, mas se talvez, estivessemos todos a remar para o mesmo lado tudo seria mais fácil em vez de estar cada um por sua conta.
Em conclusão, tudo poderia ser muito diferente , a forma de viver em comunidade, se as pessoas “acordassem”, pensassem, o problema é que ás vezes incomoda pensar, mas se o fizessem e vissem o que se passa a sua volta descobririam e viveriam coisas que jamais vão aprender no seu canto, acima de tudo aprender a valorizar aquilo que se tem, a respeitar e ajudar a melhorar tudo o que nos rodeia, não só por nós mas também pelos outros porque vivemos em sociedade, no mesmo Mundo e precisamos uns dos outros.

Sem comentários: